Reajuste de Mensalidades em Planos de Saúde
Logo

Reajuste de Mensalidades em Planos de Saúde

2025/10/10 11:00

Embora seja regulamentada pela Agência Nacional da Saúde (ANS), muitos planos de saúde não respeitam o limite etário para reajuste de mensalidades dos planos de saúde.

Como consequência, muitos idosos, que já sofrem com problemas de saúde por conta da idade avançada, têm que custear parcelas de planos de saúde cada vez mais elevadas.

Em virtude disso, a possibilidade de empobrecimento dessa parcela da sociedade tem ficado cada vez mais evidente.

Segundo a ANS, o limite etário que pode haver reajuste de plano de saúde é até os 59 (cinquenta e nove) anos.

Importante destacar que os valores entre as faixas etárias, sobretudo entre a última faixa (59 anos ou mais) e a primeira (até os 18 anos), não podem ter uma diferença de seis vezes entre ambas.

A título de exemplo, se na primeira faixa (entre 0 e 18 anos) o valor custar R$500,00 (quinhentos reais), a última faixa (após os 59 anos) não pode custar mais de R$3.000,00 (três mil reais). Assim, é possível que seja realizado o reajuste das parcelas de planos de saúde, desde que obedecida a legislação e parâmetros acima descritos.

Caso verifique que sua situação se adequa às informações acima, ou seja, se verificar abusividade nas parcelas e reajustes do plano de saúde, é fundamental que procure auxílio de advogado para ajudá-lo na repactuação dos valores e recebimentos dos valores cobrados indevidamente.

Você pode diminuir o valor do seu plano de saúde na justiça.

Entre em contato conosco e faça a avaliação do seu caso.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Reajuste de Mensalidades em Planos de Saúde | Moreira & Souza Advogados | Moreira & Souza Advogados